quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Training Camp - Sonar - Sheboygan

Hoje já é o nosso terceiro dia de treino nos Sonares aqui em Sheboygan.

Algumas da equipes que correram o mundial, as duas australianas, as holandesas e as chinesas, também ficaram aqui por Sheboygan para o training camp e agora somos um total de 7 com as russas e finlandesas que chegaram.

Os dias treinos foram muito bons. Na terça-feira fizemos dois turnos, com ventos bem fracos pela manhã e médios de tarde. Ontem, as 10h da manhã, fomos para a água para um round robim entre todas as equipes, com direito a comissão de regata, bóias e umpires.

Com vento médio, mais para fraco, e ondas de até 1,5 metro, o treino foi bem legal, com regatas bem fortes. No final do dia fomos correr a Wednesday Night Race, regata noturna que acontece toda semana aqui na cidade, no barco Evolution do Terry Kohler, um Santa Cruz 70 pés. O velejo foi sensacional! Delegaram para a Juju a função de baixadora de balão por dentro da cabine; para a Dara, o running e grinder da escota do grande; e para a Gabi a função de trimmer do balão.

Hoje, no entanto, o dia já amanheceu com uns 30 nós de vento! Até chegarmos no clube, o vento parecia ter dado uma diminuída, mas foi pura ilusão. Junto com o vento de 25 nós, ainda enfrentamos ondas de 2 metros de altura, o que deixava o contra-vento uma montanha russa e o popa iradíssimo! Descíamos as ondas planando muito rápido e mesmo assim o balão não perdia pressão hora nenhuma!!

Qualquer um que já tenha visto um Sonar sabe que seu design não é muito para esse tipo de condição de velejo. Depois de pouco mais de um hora tivemos que voltar para terra porque o vento tinha voltado a aumentar e não estava lá muito fácil de treinar match race...

domingo, 12 de setembro de 2010

The Buddy Melges Challenge

Ontem foi nosso último dia de regatas aqui em Sheboygan. A previsão era de ventos fortes, mas tivemos fog, frio, vento fraco e ondas gigantes.

As regatas foram adiadas e a prioridade era primeiro terminar as quartas de final, para então fazer o round robim final que decidiria as colocações de 9-15. Quase não fomos velejar e então teríamos acabado o campeonato em 10º lugar, depois das chinesas do grupo A que também tinham 3 vitórias, mas tinham maior aproveitamento porque seu grupo tinha apenas 7 equipes.

Mesmo com condições de vento horríveis, nos mandaram para água. Acabamos perdendo a nossa primeira regata contra uma americana, Maggie Shea, contra quem já tínhamos ganho no grupo B. Largamos na frente, mas quase não conseguimos passar pela bóia por causa das ondas e logo na largada ela nos passou.

Tivemos mais duas regatas, nas mesmas condições, contra a canadense Anne Marie Shewfelt e contra a americana Maegan Ruhlman, mas controlamos as largadas e ganhamos as duas regatas.

O round robim não foi terminado e não chegamos a enfrentar as outras equipes, entre elas a da Ju Mota. Acabamos passando para 11º lugar, depois da chinesa Ru Wang e da canadense Katie Abbot (de quem já tínhamos ganho no grupo B, mas que não chegamos a enfrentar na segunda fase), pois ambas ganharam suas 3 regatas.

A equipe da Ju, que também ganhou duas regatas e perdeu uma conseguiu subir de 13º para 12º lugar.

Agora estão acontecendo as finais entre Nikki Souter AUS e Sam Osbourne NZL, defensora do título.
  

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

The Buddy Melges Challenge - Sheboygan



Hoje foi o segundo dia de regatas aqui e o nosso grupo já voltou para terra. O campeonato foi separado em dois grupos e nós ficamos no grupo B com 8 equipes e a Ju Mota ficou no grupo A com 7.

O dia ontem foi bem longo, com ventos fracos e uma longa espera sem vento no meio do dia. O grupo A foi velejar pela manhã, com ventos por volta de 8-10 nós, e completaram 5 flights. Acredito que a equipe da Ju fechou o dia com 1 vitória e 4 derrotas.

Nós fomos para a água e tivemos uma primeira regata com uns 3 nós de vento contra uma das equipes americanas. Largamos na frente e estávamos bem na frente, quando a regata foi anulada. Voltamos para terra e só descemos de novo as 5h da tarde, quando fizemos três flights. Acabamos perdendo o primeiro contra a mesma americana, mas ganhamos da equipe canadense e da holandesa.

Hoje o dia estava mais difícil, com ventos também fracos, mas com muitas ondas! O toque de barco era essencial, o que dificultava um pouco as coisas para a gente. Apesar do resultado (3 derrotas e 1 vitória), nossas regatas foram muito boas.

Contra a dinamarquesa Lotte Meldgaard, largamos na frente e estávamos disputando até o último popa, quando tomamos um penalty por bombear o grande. Contra a Katie Spithill, Austrália, tivemos uma pré-largada super disputada, mas ela conseguiu nos jogar para a direita no finalzinho e liderou a regata inteira.

Contra a Nikki Souter, também da Austrália, conseguimos largar na frente e defender o lado certo, mas no toque de barco, ela conseguiu cruzar na frente na aproximação da bóia de contra-vento e não conseguimos passá-la de volta. Ela acabou o round robim com 4 vitórias e nós com 3. Ela passou para as quartas de final, nós ficamos em quinto e vamos fazer um novo round robim com as quatro que não passaram do grupo A também.

Vamos ver como as coisas vão amanhã!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Apoio NOB Multisports e Oakley




Gostaríamos de agradecer a NOB e a Oakley pelo apoio e confiança na nossa equipe!

As duas marcas foram super colaborativas nos ajudando nessa viagem para o mundial, nos fornecendo os uniformes esportivos, com novas lycras e coletes pela NOB e os novos modelos esportivos de óculos da Oakley!

Muito obrigada!

* * *

We'd like to thank NOB and Oakley for believing in our team!

Both brands have helped and suported us providing our uniforms for the World's Championship: new lycras and life jackets from NOB and the new models of sportive sunglasses from Oakley.

Thanks!

The Buddy Melges Challenge - Sheboygan

Chegamos ontem aqui em Sheboygan, sem grandes problemas, mas obviamente depois de algumas complicações... Enquanto esperávamos pela Imigração, o sistema saiu do ar e todas as pessoas tiveram que esperar na fila durante 1 hora, enquanto eles resolviam o problema. Obviamente, não havia nenhuma alternativa analógica para registrar a entrada de imigrantes no país.

Perdemos a nossa conexão, mas conseguimos vaga no voo seguinte. Como sempre fomos recebidos maravilhosamente pela nossa família daqui, os Dolsons.

Amanha começa o Buddy Melges, com o dia de treino, e como o campeonato é nos Elliotts, estamos apenas eu, a Adri e a Juju aqui. Adhara chega no dia 13 para treinarmos nos Sonares antes de irmos para Newport.

Hoje, quando acordamos, ventava 40 nós, com ondas quase cobrindo o quebra-mar e o vento muuuito frio! Agora tanto o frio quanto o vento deram uma amenizada, mas ainda está bem gelado e uma porranca!

* * *

We've just got to Sheboygan and as always we were incredibly welcomed by our family, the Dolsons.

The Buddy Melges starts tomorrow with practice day and, as this championship is in the elliotts, there are just three of us here, Juliana, Adriana and myself. Adhara is getting here at the 13th for us to practice in the Sonars before going to Newport.

The day started with over 40 knots puffs and a very cold wind. Now it seems the wind has calmed down a little, but it is still pretty windy!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Preparação para o Mundial


Fechamos lá em Ilhabela a equipe que vai correr o Mundial de Match Race. Convidamos para correr com a gente, além de nós três de sempre (Juju, Gabi e Darinha), a Adriana Kostiw, velejadora de laser radial de São Paulo.

Para conseguirmos treinar, a Dri veio para Niterói uma vez no início do mês, quando treinamos com a tripula do Gigante e da Renata nos J/24 da Marinha.

Essa segunda-feira, a Adriana voltou para Niterói, para treinarmos as quatro juntas, e ela já vai ficar aqui direto até o domingo (5/09) quando embarcamos para Sheboygan para correr o Buddy Melges, de elliott 6m.

Depois do Buddy Melges, participaremos de um training camp com a Marthinha, ainda em Sheboygan, usando os Sonares de lá, porque treinar só de J/24 no Rio de Janeiro não dá para um mundial certo?