quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Nestlé Match Cup







Entre os dias 3 a 6 de dezembro foi disputado o Nestlé Match Cup. No primeiro dia de regatas, tivemos 1 match contra a Marthinha Rocha, técnica da CBVM. Foi um match emocionante com muitos gybes pois nós estavamos com problemas no balão no 1º popa. No 2º popa não tivemos problemas e vencemos o match. Tivemos também a fleet race, que é a regata de flotilha. Eram 4 barcos correndo a regata. O nosso grupo foi Juju Mota, Carol Béjar, Marthinha Rocha e a gente. Que grupinho dificil... Terminamos em 2º a regata. O dia de regatas acabou cedo pois o vento acabou.

No segundo dia, fomos contra Adriana Kostiw e Raquel Aimone. Ganhamos os dois matchs. Já esse dia, terminou com excesso de vento, com rajadas de até 30 nós.

Terceiro dia. O dia que seria mais puxado pois o campeonato estava todo atrasado e onde a organização queria realizar mais regatas por causa da grande presença dos patrocinadores... Não teve vento nenhum! Ficamos na agua durante 5 horas esperando o vento. Não tinha nada para fazer...o jeito foi comer muito chocolate!!

Quarto e último dia. 1º match do dia contra a Carol. Outro match emocionante! No 1º popa elas levaram um penalti por não dar espaço na bóia. Já no 2º popa...tivemos uma batida e quase batemos um francês Xavier Rohart que vinha de 40.7. A culpa ia ser dele... Ganhamos o match. Os próximos eram contra a Juju Mota, Denise Chagas e Fernanda Oliveira. Vencemos os três e terminamos o round robin invictas.

A final foi contra a Carol. Elas estavam na frente no contravento e assim se mantiveram até o final da regata. Tivemos problemas na subida do balão do 1º popa mas ainda conseguimos montar colada nelas na boia. Depois ela foi administrando a vantagem que tinha.

Foi um campeonato legal, aonde tivemos bastante exposição na mídia. Na quarta feira que antecedeu o evento, dia 2; dia 7, segunda feira e dia 8, terça feira sairam matérias que falavam sobre nossa equipe. Todas no jornal O Globo, no caderno de Esportes.






quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sul Americano e Semana de Vela do Rio de Janeiro


Lá no Chile não tivemos um bom segundo dia de regatas e acabamos em quarto lugar.

Essa aí é a foto da entrega de prêmios da Semana de Vela que corremos uma semana antes de viajarmos e ganhamos, com um reforço a bordo do Ronie, que não pode ir na entrega.

Na foto, presença de um mito da classe J/24, Seu Benjamin, nos entregando os premios de primeiro lugar.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sul Americano no Chile

Chegamos aqui em Algarrobo na terça de noite e ontem foi só para conhecer a cidade (que tem como unica atração a maior piscina do mundo).

Hoje começou o campeonato. No início do dia não tinha vento e esperamos mais de 5 horas em terra até uma brisa fria, boa mas louca de sul entrar na raia.

Com a raia curta e bem próxima ao clube a comissão de regatas conseguiu concluir o Round robin com 11 flights. Depois de muita tensão e um belo sanduba de abacate com frango saímos invictas da rodada.

Agora vamos para o jantar e discutiremos os casos e acasos do dia no debriefing. Amanhã vamos velejar as semi finais e esperamos as finais também.

Muita torcida!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Treinos para o Sul-Americano

Continuando a nossa preparação, estamos treinando todos os dias durante a semana com o Marco e sua equipe.

Teremos um treinamento intensivo na semana que vêm, quando a Martinha (técnica da Federação) vem nos preparar para o Sul -Americano, que acontece no Chile, daqui a dois fins de semana.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Revista Go Outside

Reportagem sobre a Rolex Ilhabela Sailing Week desse ano, quando uma repórter velejou a regata longa do primeiro dia com a gente, a Fernanda, que mesmo principiante, se mostrou super a vontade e ágil no barco.

Obrigada pela reportagem!

www.gooutside.com.br

sábado, 19 de setembro de 2009

Semana Olímpica de Weymouth


Finalmente um dia que não fez muito frio! Hoje amanheceu com o céu limpo e o dia mais quente ainda para casaco, mas bem melhor.

Anteontem, foram as regatas finais do nosso grupo. Ainda ventava muito, mas como as regatas estavam atrasadas nos mandaram para a água de qualquer forma. Perdemos as quatro regatas do dia. Ventava de 20 à 22 nós e os 15-20 kg de diferença das outras tripulações nos deixou em grande disvantagem.

Largamos todas no zero à zero, mas durante o contra-vento as mulhers sempre abriam. Demos dois penalties e tomamos um. Durante os popas, nosso barco estava andando de mais e sempre colávamos no barco da frente. Quase passamos a Finlandesa na terceira regata, mas na montagem de bóia a adriça do balão ficou travada e elas abriram novamente.

Nosso último match foi contra a francesa Julie Bossard, que é a única com o peso próximo do nosso (só o peso também, porque de tamanho...), com 2kg a mais que nós. Nessa última regata, no entanto, o vento já estava um pouco mais baixo, com média de 18 nós. O problema é que nosso diferencial no popa eram as descidas de onda e, com o vento mais baixo, não subiam ondas porque as regatas estavam sendo feitas dentro do quebra-mar.

Ironicamente, com o tempo das trocas de barcos, o segundo grupo já velejou com 10-12 nós e nós já não tínhamos mais nenhum match para correr.

De qualquer forma o campeonato foi muito bom! Os barcos são sensacionais e foi maravilhoso aprender a velejar neles.

Hoje o vento também estava bem fraco. Depois das quartas e semi-finais, a disputa de primeiro e segundo lugar foi entre a inglesa Lucy Macgregor e a holandesa Renee Groeneveld, que acabou ganhando o campeonato.

A petit-final foi entre a Claire Leroy e a Anna Tunnicliffe, que acabou ficando com o terceiro lugar.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Semana Olímpica de Weymouth


Mais uma vez o dia começou voando vaca! Já de manhã, indo para o clube, o tempo estava feio e tinha muito vento na raia.

Chegaram a marcar uns 30 nós e avisaram pelo auto-falante do clube que havia uma previsão de entrar até 60 nós, no final do dia. Subiram recon para todas as classes e lá para as duas da tarde começaram a cancelar as regatas do dia, para as classes laser, 470 e as paraolímpicas, que as raias são fora do enorme quebra-mar que circunda a saída do clube.

Nós achávamos que iam acabar mandando o match para a água, já que os grupos C e A (o nosso) estão todos atrasados na programação, mas uma meia hora depois subiram recon sobre alfa para a gente também e nossas regatas do dia foram canceladas.
Não sabemos como eles resolveram os matchs pendentes, mas achamos que não faram a repescagem. Apenas os dois primeiros de cada grupo passam para as quartas de final garantido, mas os resultados do nosso grupo estão todos embolados.

Aí vai a tabela com os resultados. Vamos ver o que acontece amanhã, já que a previsão é do vento continuar assim!


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Semana Olímpica de Weymouth

Mais uma vez somos as mais leves do campeonato. As mulheres daqui são gigantescas!!

Tivemos dois dias maravilhosos de treino para podermos dar uma volta, pegar o toque e as manobras no novo Elliott 6m. O barco é muito legal e as modificações o deixaram muito mais moderno e com muito mais controle pelo leme.

Os treinos foram exaustivos. O barco pede muita (!) escora, só um pouquiiinho diferente do nosso J/24 no Brasil. Nosso técnico da CBVM aqui está sendo o Thomas Scheidt (Macarrão), que se mostrou um cara muito legal, ótimo técnico, além de uma super ajuda nas regulagens do barco e das velas.
As regatas começaram ontem. Com 24 equipes inscritas e oito Elliotts, a flotilha foi dividida em grupos A, B e C, distribuida pelas colocações do ranking mundial. Nós ficamos no grupo A, que a cabeça de chave é a Claire Leroy (só a 1ª do mundo) e as nossas regatas foram as primeiras do dia.

Tivemos apenas três flights, contra a inglesa Charlotte Lawrence, contra uma amiga nossa espanhola, Silvia Roca, e por último contra a russa Ekaterina Skudina.

O primeiro match foi o mais emocionante! Largamos atrás e com um penalty. O vento estava forte, mas conseguimos levar as mulheres por baixo, no bordo de vela direita, onde tínhamos que trabalhar mais as velas e o leme por causa das ondas que vinham de frente.

Abrimos a diferença no popa e pagamos o penalty no segundo contra-vento. Perto da montagem, elas pegaram a direita, não nos deixaram cruzar e montaram na frente. O popa foi fenomenal! O barco desca onda que nem um 420 (com muito mais força!) e nosso barco estava andando muito!

Demos o gybe por cima delas, fomos escorregando para sotavento com as ondas e conseguimos cruzar a linha na frente delas por meio barco.

Ganhamos também da Silvia, mas acabamos perdendo das russas. Na última regata, a disposição já estava menor, a gente estava super cansada e o barco ainda estava com água dentro do casco. Mas o resultado foi bom.

Hoje o nosso grupo é o último, então só vamos para a água mais tarde, o que é ótimo por que está uns 25 nós agora. Mais notícias hoje a noite!
Todos os resultados no site:

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Londres


Participação especial: Alix Wender

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Londres

Depois do match race em Saint Quay Portrieux, passeamos por alguns lugares na França e pegamos um ferry até Portsmouth na Inglaterra. Após uma travessia não muito confortavel, devido a muitas vacas voando e ondas gigantes no Canal da Mancha, chegamos para fazer a imigração.

Essa foi a parte bizarra... encrencaram com a nossa entrada no país... levaram eu (Juju) e a Má até uma salinha para esperar, enquanto revistavam as malas e faziam um super interrogatório de toda a vida da Gabi e da Dara. Parece que era um procedimento padrão com brasileiros. O cara que estava revistando as coisas da Gabi pedia desculpa a cada minuto e a mulher que estava com a Dara sabe tudinho da vida dela agora. Depois disso tudo fomos liberadas para entrar, mas com o aviso para sair no dia da nossa passagem de volta.

Chegamos em Londres sãns e salvas. Estamos aproveitando bem para conhecer a cidade, que é muito bonita, enquanto esperamos o restante da equipe brasileira chegar. Dia 10 nos encontraremos no aeroporto para pegar um onibus até Weymouth.

Teremos oportunidade de treinar nos dias 12 e 13 nos barcos por algumas horas que será super importante, pois ainda não velejamos no Elliott Olímpico. Nesse campeonato teremos o Thomas Scheidt como nosso técnico. Dia 14 começam as regatas e serão 24 equipes divididas em 3 grupos de 8. Vai ser um campeonato dificil e já velejamos com algumas equipes que estarão correndo.
Quando chegarmos em Weymouth mandaremos mais notícias. E vamos tentar postar algumas fotos do Elliott Olímpico. Tchau!!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

St. Quay Women Match Racing

Hoje já é o terceiro dia de regatas aqui, mas como tava difícil de entrar na internet, não deu para botar notícias no blog.
.
Começamos meio mal o campeonato, combinação de muuuuito vento com um barco muito estranho. O vento no primeiro dia estava muito forte e tivemos que voltar no meio do dia para terra, para ele melhorar, antes de irmos para água novamente. Acho que mandaram todo mundo de volta por nossa causa! Depois que cruzamos a linha de chegada, estávamos arrumando as coisas no barco, o stay de proa explodiu! A peça fixa no casco quebrou a solda e foi uma função conseguir abaixar o grande e fazer um substituto com a adriça da buja!
.
A bandeira Lima tem sido super presente no nosso barco. Nós até já fizemos amizade com o cara que é responsável pelos consertos, porque ele está sempre a bordo! Só nos dois primeiros dias, foram 5 vezes! A primeira vez, achamos um contra-pino caído e, logo depois, a catraca do grande estourou! A segunda foi o stay de proa. A terceira vez, quebrou o moitão do burro. Um pouco depois, a Marina encontrou um cabinho velho solto na borda do barco e, logo em seguida, estourou de novo o burro! Tá... Tudo consertado, encontra-se no meio da pré-largada uma porca solta no cockpit e depois uma ruela. Acabou a regata e o mordedor do burro estava solto! Para ver como os barcos estão super novinhos e conservados.
.
Ontem o dia estava mais social, com vento mais tranquilo, ainda inacreditavelmente rondado, tipo deixando Niterói parecendo vento constante. Nossos resultados não foram muito bons e, por mais incrível que seja, nossos matchs mais disputados foram contra as francesas mais altas no ranking, que estão liderando o campeonato.
.
Vale observar que, na verdade, a nossa regata mais bonita foi contra uma outra equipe francesa. Conseguimos fechá-las na comissão na largada e passamos toda a regata na frente, só abrindo. Mas... (sempre tem um mas, certo?) o bote não sinalizou alteração de percurso para nós com os sinais sonoros, ou ao menos perto da bóia, e quando ouvimos alguns apitos, já estávamos há muito tempo de contra-vento, nem nos ligamos que poderia ser com a gente. Bom, o bote estava sinalizando alteração para a francesa. Montamos a bóia errada e perdemos o match.
.
Hoje tava "voando vaca" (homenagem ao Blu), novamente. Corremos a primeira regata com as velas normais e as duas seguintes com o grande rizado. Ganhamos duas das regatas de hoje, somando cinco vitórias, mas nos mandaram de volta para terra, porque o vento apertou muito.
.
Vamos ver se as condições melhoram até o fim do dia para terminarmos o terceiro Round Robim e deixamos mais notícias.

sábado, 22 de agosto de 2009

Europa - St. Quay e Weymouth

Rumo a ao campeonato de St Quay, fizemos uma breve paradinha em Paris! Mochilão nas costas e rodando pela Cidade Luz!

Amanhã já pegamos o trem para St Quay e dia 25 começa o campeonato com o dia de treino!






domingo, 9 de agosto de 2009

Campeãs da Northern Lights Regatta


Ontem não teve regata mesmo. O fog saiu de cima da terra, mas não de cima do lago. Nós chegamos a descer, mas foi só passarmos do quebra-mar para entrarmos no meio da névoa e nos mandarem de volta para dentro.

Hoje as regatas começaram cedo. O formato do campeonato, no fim das contas, foi de apenas dois Round Robins, porque não deu tempo de fazerem as semis e a final.
Perdemos a primeira regata, que fechava o primeiro Round Robim, para a Alana, por causa de uma subida de balão catastrófica, mas mesmo assim, continuávamos em primeiro, empatadas com a Kristen. Nosso segundo match foi contra ela. Largamos atrás e (em compensação) com um penalty, porque batemos na popa delas, numa orçada na pré-largada. Ainda no primeiro contra-vento, conseguimos jogá-las para a direita numa disputa de cambadas e cruzamos na frente, pagamos e montamos na frente (!).

Nosso outro match mais disputado foi o útimo do dia, de novo contra a Alana. Largamos no zero-a-zero, um pouco atrás na verdade, e puxamos uma disputa de cambadas, pegamos a direita, não deixamos elas cruzarem e montamos na frente. Daí para frente foi só administrar (o que não é tão fácil assim, né?) e chegar. A gente já tinha ganho o campeonato, mas não queríamos perder para a mesma mulher duas vezes, certo??
É isso aí, Bi-campeães na Northern Lights Regatta!
Treininhos voltam na quarta-feira, antes de viajarmos para a St. Quay.

sábado, 8 de agosto de 2009

Northern Lights Regatta


Ontem foi um loooongo dia.

Descemos às nove da manhã e aqui em Sheboygan só tinham uns três nós de vento. Do outro lado do lago, entretanto, devia estar ventando uns 20 nós e traziam ondas dignas de “mar em fúria” para cá (pelo menos para um lago..!).

Acabamos voltando para terra sem nenhuma regata, por que os barcos estavam tendo que ancorar para não pararem na praia.

O vento melhorou depois do almoço e as primeiras regatas foram de vento um pouco forte. Nosso primeiro match foi contra a Kristen Lane, que velejou a final da Sundance Cup contra nós, nossa maior adversária no campeonato, que fechou o primeiro Rond Robin com cinco vitórias e uma derrota (para nós).

Das seis regatas do primeiro Round Robin, nós só corremos cinco ontem e ganhamos todas.

Hoje a previsão era de descermos as nove mais uma vez. Mas, por causa de uma mega tempestade durante a madrugada, não podemos ir velejar por causa de um fog absurdo que cobre a cidade inteira. E, com isso, não iríamos conseguir ver o outro barco durante a regata, o que atrapalha um pouco...

Vamos ver se o tempo melhora para fazermos mais regatas! De noite postamos mais notícias.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Defendendo o título da Northern Lights Cup


Sheboygan cresceu bastante desde o ano passado. Agora já existem umas 4 grandes lojas pela cidade, que você consegue chegar em 25 minutos dirigindo!
Também, inacreditavelmente, existe uma linha de ônibus, que passa a cada 1h30...

A clínica da WIMRA começou hoje, com os Sonares. Nossa! O barco é muito bom. É engraçado que durante a clínica as pessoas falam dele como um barco pesado e lento, mas para a gente que treina de J/24, o barco é super ágil e leve!

O vento estava bem fraco, mas os treinos foram bons. No início rolou uma confusãozinha básica, voando braço para todos os lados enquanto a gente descobria o espaço de cada uma no barco, mas depois disso... o velejo foi show!

Amanhã teremos mais um dia de clínica e, na quinta, começa o campeonato. Torcendo pelo bi-campeonato!!

OBS: a juju não tá na foto porque ela é muito importante e recebeu um convite para correr uma regata de lightning! (que não aconteceu porque não tinha vento, mas isso não conta...)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Campeãs da Rolex Ilhabela Sailing Week

No sábado, último dia da Rolex Ilhabela Sailing Week, não foram realizadas regatas por falta de vento. Assim, a Equipe Itapuca faturou o título da ORC Int. 700, dois pontos a frente da medalista olímpica Fernanda Oliveira, que comandava o Diferencial Sailing Team. Em terceiro ficou o Meu Barco Novo, de Luciano Gubert, que ganhou as duas últimas edições.

Foi um ótimo campeonato para nossa equipe, mais um treino para nova maratona de campeonatos que temos pela frente. Vamos curtir uma semana de férias, enquanto o barco retorna de Ilhabela. Depois voltamos com tudo para os treinos, pois dia 2 de agosto viajamos para Sheboygan, Wisconsin, EUA para defender o nosso primeiro título internacional conquistado ano passado, a Northern Lights Cup. Estamos ansiosas em voltar para Sheboygan e reecontrar toda a galera que nos recebeu tão bem ano passado e vem nos apoiando e torcendo muito ao longo desse ano. O US Sailing Center de Sheboygan já tem os Elliotts olímpicos e enquanto estivermos lá, vamos tentar velejar no barco para ir treinando para Skandia Sail for Gold Regatta, em Weymouth em setembro.

Próximos campeonatos:
4 a 9 de agosto - Northern Lights Cup EUA
- http://sailsheboygan.us/n-2009-nlc-main.php
25 a 29 de agosto - St. Quay Women Match Racing FRA
- www.snsqp.fr
14 a 19 de setembro - Skandia Sail for Gold Regatta GBR

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Rolex Ilhabela Sailing Week 2009

Boletim 05.07.2009

Mulheres lideram a ORC Internacional 700

A ORC Internacional 700, nova categoria criada este ano na Rolex Ilhabela Sailing Week, marcou em sua primeira regata, a Ilha de Toque-Toque por Boreste, disputada neste domingo, o domínio de duas tripulações femininas. O J24 Eiger/Semp Toshiba, comandado por Juliana Senfft, completou a prova em 5h24min34s, apenas 56 segundos à frente do J24 Diferencial/Semp Toshiba, da comandante Fernanda de Oliveira, ganhadora da medalha de bronze da classe 470 na Olimpíada da China.


sábado, 4 de julho de 2009

Agradecimentos ao apoio na Rolex Ilhabela Sailing Week


Rolex Ilhabela Sailing Week 2009

"Participação recorde de tripulações femininas

O mundo da vela de alto nível no Brasil sempre foi predominantemente masculino. A 36ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, que será disputada a partir de sábado, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), será um marco na história, com cinco tripulações femininas. Nunca tantas mulheres participaram do principal evento náutico da América Latina, mostrando a evolução do sexo frágil na modalidade. [...]

Outro J24 que chamará muito a atenção na ORCI 700 será o Eiger, que terá a bordo a seleção brasileira feminina de match race. A timoneira Juliana Senftt quer mostrar o potencial de sua equipe que busca um patrocinador para ter melhores condições de disputar uma vaga na equipe olímpica nacional para os Jogos de Londres, em 2012.

A Rolex é uma competição importante, de grande exposição, em que é possível divulgar o nosso projeto, lembra Juliana, uma carioca de 20 anos, que assim como as suas companheiras – Gabriela Nicolino de Sá, Marina Cárdia Jardim e Adhara Ginaid – fazem parte da Equipe Permanente Olímpica da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM)."

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Rolex Ilhabela Sailing Week 2009

"Boletim 27.05.2009

Equipe feminina de match race participa da 36ª RISW

A 36ª Rolex Ilhabela Sailing Week, que será disputada de 4 a 11 de julho, no Yacht Club de Ilhabela, terá uma participação muito especial: as velejadoras Juliana Senfft, Gabriela Nicolino de Sá, Marina Jardim e Adhara Ginaid, que formam a equipe Itapuca de vela e vai tentar vaga na seleção brasileira que participará na Olimpíada de Londres, em 2012. Elas querem estrear na classe Match Race, a maior novidade do programa olímpico de vela.

Leia a notícia completa no site oficial http://www.risw.com.br/ ."





segunda-feira, 22 de junho de 2009

3º lugar no Estadual de J/24

E por um pontinho do segundo lugar!
Coisa de tipo, uma cambada!

O campeonato foi curto, apenas um fim de semana, quatro regatas. Não desapontando o histórico do barco com o Ronie, tivemos problemas com um barco da Escola Naval logo na primeira regata, que nos custou a disputa lá na frente na regata e tiramos um 6 lugar.

As outras três regatas foram boas. Mesmo sendo a equipe mais leve (novidade??), conseguimos um bom andamento no contra-vento, aprendendo a nos entender com o genoa ao invés da bujinha.

Continuamos treinando, agora para Ilha Bela, até o dia da viagem, se alguém tiver afim de treinar esses dias!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Próximos Campeonatos

20 e 21 de junho - Estadual de J/24
05 a 11 de julho - Rolex Ilhabela Sailing Week - barco J/24 na classe ORC 700
05 a 09 de agosto - Northern Lights Cup - Sheboygan,EUA - Grau 3
25 a 29 de agosto - St. Quay Women Match Race - St. Quay, França - Grau 1
14 a 19 de setembro - Skandia Sail for Gold Regatta - Weymouth, Inglaterra
23 a 27 de setembro - Rio Brasil Women's Cup - Rio de Janeiro



No último dia do campeonato tínhamos mais uma regata contra as portuguesas. Fomos pra água com um vento beeem bom! Mas com o tempo foi diminuindo e pelo menos na nossa largada ainda havia vento "estável", ou melhor, não tão rondado. Quase nada comparado com a primeira regata da semi que o popa virou contra vento depois o contra vento popa e depois voltou tudo e rondou de novo.... Loucura !!!

Bom pelo menos conseguimos mais um ponto humilde e muito importante! Acabamos portanto empatadas com a oitava mas perdemos no confronto direto... A Claire pra variar levou a melhor, seguida pela Tulloch. Elas tiveram uma última regata muito boa por sinal!

A entrega de prêmios foi muito divertida, regada de alegria e confraternização!!!!

Só podemos agradecer a generosidade dos membros do clube que nos acolheram mais uma vez com toda boa vontade. Queremos também destacar a importância do trabalho voluntário das pessoas, por isso e por outros detalhes os campeonatos funcionam tão bem!

Já estamos todas em casa e seguimos ainda essa semana com os treinos! Vamos nos preparando para o próximo campeonato.... Semana de vela de Ilha Bela está vindo aí e temos mais um desafio pela frente, HPE25 nos aguarda!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Santa Maria Cup - Annapolis


Puts... Hoje a Adhara caiu na água! Sério...
Na hora de baixar o balão ela simplesmente pisou fora do barco... ai ai... hauhauahuaha vai entender.
Foi na regata contra uma das equipes americanas, da Jo Ann Fisher, a gnt tava atrás, mas tinha colado na popa delas na montagem, a ponto de sair por dentro na montagem. Mas... adhara acabou freiando um pouquinho o barco...
Ontem começaram as regatas. O vento aqui não está muito bom, fraquinho, fraquinho... e nosso barco está uma bala! Muito rápido.

Sem dúvida nosso velejo é o mais rápido, pelo menos no contra-vento, mas isso não está sendo suficiente. Tivemos regatas maravilhosas, estivemos na frente da Claire e de muitas outras mas, nos detalhes, elas acabaram passando no fim das regatas.
Tivemos uma boa vitoria contra uma americana, mas o primeiro round robin ainda não acabou. Como o vento tem acabado no meio do dia, não estamos conseguindo nos manter no programa com o numero de regatas.

O campeonato tem um site muito legal com descrição on-line meio que ao vivo, então se alguém quiser dar uma olhada:


Amanhã esperamos completar o primeiro e segundo round robins e ai daremos mais notícias e resultados!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Muito Vento!

Hoje deveria ser o dia de treino e a regata Pro-Am. Mas devido ao super vento de 25 nós a organização do campeonato achou melhor não arriscar a integridade dos barcos e cancelar tudo menos a pizza de daqui a pouco! Ficou para amanhã o treino bem cedo e depois as regatas do campeonato ao invés de começar logo valendo... Quem sabe isso é bom!

Assim, passamos o dia esperando até a decisão de não velejar para então partirmos rumo à APS, a tentação daqui! A mulher da loja não aguenta mais a gente e muito menos a bagunça que fazemos por lá! (hahahahaha)

Vamos agora no clube para a pizza de boas vindas e amanhã teremos novidades!!

domingo, 24 de maio de 2009

Annapolis

Aqui estamos! Apesar do medo da gripe suína ( hahahahahaa) não houve nenhum alarde pelo caminho....

Já estávamos com saudade de viajar assim, todas juntinhas! O voo foi bem tranquilo ainda mais com o último vindo de Sydney... O que são 9 ou até 12 horinhas para quem passou 3 dias na jornada para chegar em Sydney?!

Hoje ainda não temos regatas, o campeonato começa na terça e até lá vamos nos organizar para fazer bonito! Supermarket daqui a pouco para garantir nosso rango, depois um rolé pela city e quem sabe um pubzinho de noite pra não perder o costume!

Vamos colocando mais notícias!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vice-Campeães Estaduais

Há dois fins de semana atrás aconteceu no Iate do Rio, o campeonato Estadual de Match Race feminino e masculino.

O primeiro dia de regatas foi bom e curto, com só dois flights para as mulheres de manhã. Ganhamos as duas. O vento estava bem ruim, muuuuito rondado, como sempre lá dentro do Iate, certo? E é claro que a parte feminina que ia ser de manhã e não a dos homens, né?

Depois de um segundo dia catastrófico, perdemos as nossas três regatas e passamos em terceiro no round Robin, tivemos um bom último dia do campeonato. Nossa semi-final foi contra a Ju Mota (pela manhã, claro!), e velejamos muito bem. Boas pré-largadas e o velejo do barco direitinho pro vento fraco. Ganhamos as duas de um melhor de três.

A final foi contra a Carol, já de tarde, e o vento estava forte (claro que a gente não pode contar com a nossa sorte, mais de vinte quilos mais leves!). Elas ganharam a primeira, nós ganhamos a segunda.

A terceira regata era a decisiva. Fizemos uma boa pré-largada, mas faltando uns 20 segundos para largar, decidimos arribar, pegar o sota do barco delas e forçar um penalty ou fazê-las cambar. A verdade é que se largássemos no zero a zero, elas iam conseguir dar mais velocidade no barco por causa do vento mais forte. E fizemos tudo direitinho: pegamos o compromisso com a distância certa, demos espaço para ela desviar e ela não o fez. Mas... um dos umpires não teve certeza e, se os dois não concordam... Nada de penalty, péssima largada. Até chegamos nela no popa com uma disputa de gybes, mas a vitória foi dela!

Diga-se de passagem, acho que esse campeonato serviu para avaliar não só situação dos velejadores, mas também a da arbitragem aqui no Rio. O que me parece é que o nível dos velejadores e o dos árbitros não estão evoluindo na mesma proporção e isso está prejudicando a qualidade das regatas e dos campeonatos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

RelaX !!!!!







Olha o paraísooo !!! Merecíamos um relax desses =))

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Marcando presenca !!!!


A gente no pub depois da entrega de premios! Depois coloco as fotos de Cronulla que estao no outro pc!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

metade X metade

De volta ao Brasil! Finalmente!
Duas de nós pelo menos... Marina e Adhara ainda estão na vida boa, uma conhecendo a Austrália, outra conhecendo a Nova Zelândia.

Enquanto isso, a outra metade (responsável) voltou a estudar, botando a atraso em dia, tirando o couro nos livros!

Vamos voltar a treinar agora no fim de semana e feriado e quando as meninas chegarem, ultima treinadinha para o Estadual (no fim de semana seguinte).

Depois vem mais notícias...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Harken International ...

Ah, se o campeonato tivesse começado só ontem!!

O segundo e o terceiro dias de regatas foram bem melhores. Tudo começou quando a gente finalmente conseguiu sair da esquerda no dial up. Sempre que parávamos o barco no vento, ficávamos horas sem o controle do barco e as mulheres pintavam com a gente. Mas tudo mudou quando conseguimos aquartelar e rodar o barco rápido o suficiente para passar na popa do outro barco. Teve até comemoração no barco!

A partir daí as pré largadas começaram a ser disputadas, ganhamos algumas perdemos outras, saímos no zero a zero, deu de tudo. Nas regatas contra as equipes mais difíceis demos muito trabalho. Disputamos cambadas e gybes e nossos popas continuam sendo as pernas onde andamos mais. As chegadas foram apertadas, mas é claro que sempre acontecia alguma coisa no barco, uma escota enrolava, a adriça prendia, alguma coisa que fazia a diferença e nos deixava atrás.

Na nossa última regata do segundo round robin ontem, desculpem o termo, foi sacanagem! Fomos contra uma das equipes da Nova Zelândia. Largamos na frente, mas com o vento forte elas nos passaram no contra vento, nos levando até depois do lay line da direita. Montamos coladas no popa e passamos na montagem de contra vento. A chegada foi super apertada, orçamos até depois da bóia de chegada e cruzamos só com a proa na frente. Apertado, mas sem chances de dúvidas. Olhamos pro cara na comissão, ele nem tava olhando a chegada. Ficou uns cinco segundos olhando os barcos, pensando e levantou a bandeira azul. A delas.

Nem elas acreditaram. Passamos pelo bote do técnico delas, ele até nos deu os parabéns, antes de dizemos que tínhamos perdido. Foi muita sacanagem...

Nos restou depois disso a disputa pelo nono lugar., contra a equipe americana. Melhor de três, ganhamos as duas primeiras longe na frente.

Hoje emprestaram o barco reserva para treinarmos enquanto aconteciam a final e a petit final. Ficou a lição disso tudo: precisamos urgentemente de um barco para treinar! Nada no Brasil parece com esse barco, talvez no máximo um HPE “estilizado”.

Vai saber, né? Se em três dias a gente já conseguiu começar a disputar com as mulheres que velejam no barco a cinco anos, o que daria para fazer treinando direitinho!

Agora, voltar pro Brasil um pouquinho, estudar (faz bem!) e treinar pro Estadual daqui a duas semanas lá no Iate do Rio.

domingo, 5 de abril de 2009

Harken International Women's Match Racing Regatta

Primeiro dia:

Tomamos um cooooouro! Do barco, e' claro!

O Eliot e' iradissimo. E muito diferente de qualquer outro barco no Brasil, ou seja, ate' faziamos pre'-largadas boas, mas durante o contra-vento elas iam abrindo, abrindo... Afinal, as equipes daqui e da Nova Zelandia velejam nesses barcos a, nada menos que, cinco anos.

Ha' mais uma equipe de fora da oceania, uma norte americana, mas delas no's ganhamos e tambem de mais uma equipe australiana que a regata foi bem disputada. Largamos na frente, elas nos passaram no fim do segundo contra-vento, mas nossa subida de balao foi melhor e conseguimos entrar em compromisso o suficiente para elas nao gybarem para a chegada.

Pela parte das manobras, o barco parece um 420 para quatro mulheres. O balao quem sobe e' a juju la' de tras e o gybe do pau e' por tras do mastro. A buja e' bem pequenininha, mas o grande e' enoooorme (sem as modificacoes olimpicas ainda!) com a valuma redondona no top. O balao e' meio estranho, e' bem pequeno mas e' fino demais, podia ser mais redondo...

De qualquer forma, o velejo do barco e' bem legal, mas as tres tripulantes ficam completamente esmagadas uma nas outras e isso esta' sendo um serio problema na cambada. Rola cotolevo para todos os lados, uma empurrando a outra no chao... de dentro do barco e' um show de horrores, de fora nem tanto!

Ah! E escorar. Quando voce sente que ja' esta' escorando muito, e' porque tem que continuar escorando muito mais! Como aderna esse barco!

Amanha temos mais um round robin e a ultima regata desse primeiro e vamos ver se a gente da' uma recuperada! Esse clube e' meio estranho, sabe aquele aparelhinho do Outback que vibra? Eles tem isso para avisar quando o seu pedido no bar esta' pronto, mas nao tem um maldito Wifi... entao vai ser dificil dar mais noticias, porque nao temos internet, mas vamos tentar!

Qualquer coisa o site com campeonato e': http://www.cyca.com.au

quarta-feira, 1 de abril de 2009

23 horas...

Vinte e tres horas foi o total do atraso do nosso voo do Rio ate' a Australia. Vinte e tres! Com direito a parcelamento em duas vezes e com muitos juros!
O primeiro problema comecou em Buenos Aires. Chegamos la' por volta das dez da noite para uma conexao para Sydney as 2h30 da manha. So' entramos no aviao depois das tres e la' ficamos ate' CINCO E MEIA sem decolar ate' nos mandarem sair de novo da aeronave!
Teriamos um novo embarque as 7h45 e de consolacao ganhamos dois croissants sem recheio cada uma para o cafe-da-manha. Foi quando olhando a telinha dos voos e descobrimos incredulas a tranferencia do nosso voo para o MEIO DIA! Foi simplesmente inacreditavel. O saguao do areoporto estava intransitavel com pessoas dormindo nos bancos, nos carrinhos de bagagem e no chao, no's inclusive.
Acabou que so' deixamos Buenos Aires a 1h30 da tarde, onze horas depois do previsto. E tinhamos um longo voo pela frente. Para comecar o aviao tinha uns cento e cinquenta anos e a televisao que se via dos nossos assentos estavam em cores alternativas com pessoas verdes vestidas de rosa. Ja' nao bastasse isso, os fones da Adhara e da Marina nao funcionavam. O piloto foi supergentil em pedir para que todos fechassem suas janelas para proporcionar um descanso melhor e adivinha onde estava o unico sujeito que nao acatou a sugestao? Na exata fileira 24 onde estavam a Gabi e a Juju.
Mas... pelo menos ja estavamos voando em direcao a Aukland, (sim, Nova Zelandia!) para uma rapida escala de uma hora, uma hora e meia no maximo. Chegamos as 18h30 no horario local, 3h da manha no nosso, para sermos informadas que: devido a leis que regulamentam que nao podem passar avioes depois de nao sei que horas ou em Sydney ou em Aukland, o nosso voo seria ao MEIO DIA DO DIA SEGUINTE! Conseguimos mudar para um voo as sete da manha, pelo menos, e fomos mandadas para um hotel para passar a noite. O melhor e' que se nao fosse o servico do hotel para nos acordar no horario certo teriamos perdido o voo porque o horario que as Aerolineas Argentinas nos passou no aviao estava uma hora atrasado!!
Essa foi a segunda parcela de mais 12 horas de atraso, mas nao vamos esquecer dos juros. Nosso voo para Sydney agora seria feito pela Air New Zeland (gracas a Deus!), mas como tivemos que retirar a bagagem, precisamos de um novo check-in, para um voo nao mais intercontinental (duas bagagens de 32kg), mas para um voo internacional de uma bagagem de 23kg. E' claro que tivemos que pagar multa. 11o dolares australianos para Juju, 280 para Marina que trouxe uma mala com coisas para a irma que mora aqui. O fato da Gabi nao estar remarcada no voo foi quase um detalhe perto de tudo isso!
Bom, no fim das contas deu tudo certo. Relativamente. Chegamos todas na Australia no dia 1 de abril (que ironico), saindo no dia 29 de marco, super rapidinho. Mas ja' conseguimos dar uma volta na cidade, visitar o aquario e de quebra dar uma olhada no treino das australianas no Eliot. Amanha os barcos nao serao liberados, mas provavelmente vamos poder dar uma treinada na sexta, ainda antes do dia de treino do campeonato que e' no sabado!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Este é o link para verem fotos e acompanharem algumas notícias!

http://www.vds.com.br/isaf/index.php

quarta-feira, 25 de março de 2009

Nations Cup

Aqui em porto alegre está tudo bem!!!!
As competidoras aqui são as melhores do mundo e olha a gente aqui no meio!!

Ontem, nossa 1ª regata foi contra a Claire Leroy francesa e 1ª do ranking mundial por dois anos, ela ganhou de nós um caminhão na frente.Maaaas não tínhamos treinado no barco (chegamos aqui de tarde no dia 23 e o horário de treino para as mulheres era de manhã) q por incrível q pareça, é muito diferente do J22 que em comparação ao J24 é muuuuuito pequeno e não responde nada ao nosso peso. Tudo bem um match perdido e bola pra frente!

Nosso segundo match foi contra as argentinas a Cecília Barlett é nº235 do ranking e foi o match mais fácil q tínhamos então era nossa obrigação garantir o ponto. Dito e feito! Bela pré largada e largada, contra vento sempre nas rajadas melhores e consequentemente ponto garantido! Ganhamos tranquilamente =)

O terceiro match foi contra as portuguesas a Rita Gonçalves é a 18º e a pré largada foi boa mas erramos o layline da comissão e ela conseguiu nos trancar na pré largada e aí largaram na frente e seguraram a gente o tempo todo. Foi bem apertado o match, pelo menos demos umas ruguinhas de preocpação para elas!

O quarto foi contra as italianas foi mais apertado do que contra as portuguesas mas, também perdemos. Elas são as 36° do ranking. E quuaaaaa se passamos elas no popa.

O quinto contra as australianas 10° do ranking, perdemos a pré largada elas montaram o primeiro contra vento na nossa frente passamos elas no primeiro jibe do popa mas aí embolou um match e tivemos que desviar dos barcos, com isso elas passaram a gente novamente. Montaram pro contra vento na nossa frente mas velejamos melhor e acabamos montando pro popa na frente delas, muito perto e assim chegamos.

O sexo e último do dia foi contra as dinamarquesas nº4 do ranking a Lotte Pedersen. Fizemos uma pré largada legal mas saímos atrás meio no zero a zero. Navegamos melhor. As rajadas estavam muito emocionantes, com uma diferença de proa animal e desciam ferozmente... As decisões tinham que ser rápidas e como os barcos estavam mt perto, cruzando cada hora um na frente, a tática estava fazendo toda a diferença. Na aproximação da bóia vimos a direitinha clássica descendo muito rápido, Juju topou em deixar elas e ir buscar!!! Bem dita direita! Voltamos com uma super proa e montamos para último popa na frente.
Com os barcos ainda muito pertos, conseguimos segurar e chegar na frente!

Assim fechamos o 1º dia com 3 vitórias e 3 derrotas. O placar final do dia ficou todo embolado . Então tudo ainda podia acontecer!
De noite teve uma festa brasileira com direito a samba feijoada e mulatas mil sambando aqui =) Só aqui em porto alegremesmo para as mulatas do samba terem perninhas fiiiiiiiinas !!!! hahahahahahahahahaha!!! Muita diversão... sambamoooos muito!

hahahahahahahahahhahhahahah !!!!! Voltamos para casa cedo pq nosso dia hj começava bem cedo e foi um dia muito importante.

8:20 já estávamos no clube prontas para ir pra água. Descemos já com uma ótima brisa!! Mas sabendo que nosso dia seria contras as que estavam melhor no campeonato até então...

A primeira regata foi contra as inglesas 3ª do ranking. A pré largada foi boa mas novamente erramos o layline da comissão e de novo ficamos presas na pré largada.
E aí vcs já podem esperar o que aconteceu.. perdemos mais um match mas bem pertinho de novo. O segundo match foi tenso também, largamos meio no zero a zero contra as norte americanas que tem como timoneira a Anna Tunnicliff que só ganhou medalha de ouro em no Laser Radial nas últimas olimpíadas... tadinha, ruizinha ela! E aí voltando ao match, demos um trabalhinho pra ela!!!! hahahahahahaaa Ela abriu no primeiro contra vento, encostamos um pouco no popa, chegamos mais perto no segundo contra vento e bem pertinho no popa. Não foi dessa vez...... mas estamos caminhando e nãovamos parar.

Com esse resultado ficou todo mundo embolado para a 3ª e 4ª vaga da repescagem. Em 1°, 2° e 3° direto pra final passaram respectivamente EUA, Inglesas e França. Na repescagem passam as italianas e australianas e as outras 2 vagas ficam emboladas nós, as portuguesas e as dinamarquesas. Nos critérios de desempate que conhecemos ficamos de fora para a disputa do 7° e 8°.

O que tiramos desse campeonato é o parametro para comparar daqui a 2 anos no próximo e ficamos felizes com nossas regatas. Só perdemos sem dar preocupação para a 1ª do mundo que ja está gagá de match enquanto nosso caminho está começando agora.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Sundance Cup - Texas

Por do sol chatinhooo...
O prêmio era uma bota de Cowboy!
Irraaaaaaaá!

Amazing people! See you in Sheboygan!

sábado, 21 de março de 2009

Campeãs da Sundance Cup!!

Mais uma vez invictas!! E com esse título ganhamos uma vaga na Santa Maria Cup, em Annapolis.

Tanto a semi final como a final foram melhores de cinco regatas e passamos na duas com 3x0! A semi foi mais tranquila, com vento mais fraco porque eram 9h da manhã. Mas a tarde foi chegando e trazendo o vento e na hora da final o vento já estava bastante forte. Nossa equipe mais uma vez era a mais leve do campeonato, uma vez que as nossas mais pesadas (é! 65kg!!!) ainda são mais leves que a maioria das outras mulheres e temos uma timoneira e proeira pesos pena, 53kg e 55kg (parabéns adhara! Rumo aos 58!) respectivamente.

A outra equipe que foi para a final era a da Kristin Lane (EUA), que foi para a final ano passado também. Na primeira regata, saímos no zero à zero, mas ganhamos. A verdadeira tensão foi na segunda regata (e põe tensão nisso!). Elas saíram na frente, mas com uma disputa de cambadas conseguimos jogá-las para a direita que tinha menos vento. Mais perto da bóia, já quase no layline da esquerda, ironicamente, rolou o comentário "Vale a pena pegar a direita, mas só arriba bem perto porque ela não pode passar de 90º."

Mas elas não sabiam disso! E cinco segundos, com uns 18 nós de vento, elas vieram arribando com tudo, quase subiram no nosso barco, acabaram gybando por cima da gente a uns 20 cm de distância! Rolou "Meu Deus!" (para ser educada, é claro) para todos os lados, em todas as línguas e de todos os barcos, para desespero total dos umpires! Adhara quase morreu do coração, os olhos dela estavam mega arregalados e a um metro da proa desgovernada do outro barco.

Elas acabaram levando um penalty e no popa não botaram o balão para tentar dar um em nós também. fomos orçando e arribando durante séculos até que elas desfizeram o compromisso e pagaram por trás de nós. Gybamos e a subida do balão era por barlavento, com o pau a sota. Deu uma confusãozinha, mas armamos o balão bem antes delas e acabamos chegando na frente.

A terceira regata foi mais "sem emoção", mas consguimos ganhar a saída e mantivemos na frente. A premiação será daqui a pouco e depois botamos as fotos!

PS: Sem WWTT dessa vez, tava um frio absurdo! =]

sexta-feira, 20 de março de 2009

Sundance Cup - Texas EUA

O campeonato começou ontem, com as cinco primeiras regatas do primeiro Round Robin. Pela manhã tivemos três regatas (três vitórias!) com vento fraco, mas ele acabou tão fraco que acabamo voltando para terra. Descemos de novo às 4h30, com o vento rondado e já bem forte e ganhamos mais duas.

Hoje, o primeiro Round Robin foi terminado e mais as sete regatas do segundo. O dia foi muito bom, tivemos vento forte, vento fraco, um frio absurdo de jardineiras impermeáveis (para as pessoas normais, não para Adhara, que botou uma laycra) e também muito calor. Ganhamos todas a regatas do dia e passamos invictas nas duas rodadas!

Tivemos um probleminha já em terra, quando começaram a contestar sobre um penalty que levamos no nosso último match. Nós conseguimos pegar o sotavento do outro barco, já coladas na comissão, mas a largada já tinha sido dada, então éramos o barco alcançador, MAS... nós as orçamos mesmo assim e depois de algum tempo panejando na linha do vento elas cambaram e foram para o a direita, sem vento nenhum.

Alguns conseideraram que devíamos ter tomado um penalty duplo, mas realmente não foi de propósito! Até porque, quem acabou levantando a bandeira Y foi Juliana e nós mesmos tomamos o penalty!

Bom... memso assim, nós pegamos a rajada e pagamos logo em seguida, cruzamos na frente e assim foi até o fim da regata.

Amanhã teremos a semi-final contra Ginny Perry (irmã do Dave!), ela é um amorzinho e estamos super contentes de ela ter passado para as semi.

Todos torcendo!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Campeães Ibero-Americanas!


(Wet White T-shirt Team)

Invictas! Mesmo com todos os problemas e complicações, passamos sem nenhuma derrota em todo o campeonato!

Nossa semi-final foi contra Tania Elias, México, e o resultado foi de 2x0. A final foi, como esperávamos, contra as espanholas. Elas eram mais de 20kg mais pesadas que a gente e o vento estava mais forte, por isso tivemos que nos preocupar ainda mais com a largada e saimos na frente em todas elas.

A segunda regata foi a que nos deu mais trabalho. O vento estava mais forte e elas estvam realmente mais rápidas. Nos passaram no segundo contravento, mas quase na bóia, elas vinhamquase no layline da direita, conseguimos pegar a direita e elas não conseguiram cambar e cruzar na frente. As pernas de popa ainda são nossas melhores, onde somos mais rápidas, e a partir daí foi só administrar para chegar.

Agora já estamos em outra clínica com a Liz Baylis, no Texas, para a Sundance Cup. Mais oxigênio e mais carne (ou não se come carne no México ou não se serve para estrangeiros) vão deixar tudo mais fácil, agora!